Brasil Banda Larga: Como se inscrever no programa oferecido pelo Anatel


O programa Brasil Banda Larga, em parceria com o Sindicato Nacional das Empresas de Telecomunicações (SindiTeleBrasil), busca a ajuda dos usuários para avaliar os serviços prestados pelas operadoras. Um estudo recente da empresa Pando Networks revelou que o Brasil ocupa o 163º lugar no quesito velocidade de conexão, atrás de países como Angola e Etiópia.

Programa para avaliar a qualidade banda larga no Brasil


A empresa de telefonia Anatel oferece no site Brasil Banda Larga, a opção do cliente se tornar um voluntário para conferir a qualidade e velocidade dos serviços de internet oferecidos pelas provedoras no Brasil, de acordo com a resolução da agência que criou uma EAQ Entidade Aferidora da Qualidade de banda larga no país.

Ao se inscrever no programa oferecido pelo Brasil Banda larga, os usuários de internet de diversas operadoras nacionais conseguem avaliar como está a velocidade da internet diariamente. Contudo, o teste de velocidade é confiável e permite verificar a qualidade do serviço oferecido.

O voluntário recebe um whitebox (equipamento que mede a sua conexão banda larga e conecta o roteador ao seu computador, ou apenas no roteador) para fazer os testes de velocidade.

Esse programa é parecido com o teste realizado no site Brasil Banda Larga, mas a mensuração da velocidade é realizada diretamente do cabo de rede com as imediações constantes para serem usados como análise, a fim de determinar quais as melhores operadoras que oferecem o serviço banda larga.

E não é preciso se preocupar com esse programa, pois o conteúdo que você acessa não será monitorado pela empresa. Se desejar participar do programa é preciso um roteador da operadora e uma tomada extra próxima ao aparelho. Além disso, também não é permitida a participação de funcionário de provedoras de internet. E lembrar sempre de não desconectar o aparelho whitebox da tomada.

Por fim, para realizar o cadastro e participar basta acessar o site Brasil Banda Larga e preencher o formulário. A Anatel irá entrar em contato se você for selecionado. Você irá receber o aparelho e, depois da instalação a sua conexão de internet começará a ser medida.